Dia de Exibição Geral!!!

Exibição dos Curtas Vale Tudo Pela Audiência? e Fugindo do Problema

07 de maio - Antes da exibição acontecer foram necessárias algumas providências, como por exemplo providenciar a chave do espaço, procurar Seu Moura, arranjar uma forma de sustentar a tela que estava sem o tripé, limpar a tela, providenciar um outro DVD. Diante das adversidades foram rapidamente criadas estratégias de enfrentamento. Inicialmente foram pegar a chave na mão de Seu Moura. O tripé da tela não estava lá, e então foi necessário que um tempo e uma energia fosse gasta para montar algo que o substituísse, e então foi colocada uma corda e umas cadeiras ao lado. A tela estava suja e então Jorge pegou uma bucha para limpá-la. Não havia controle remoto do DVD, e então foi necessário ir atrás de um outro DVD, que Jorge foi buscar dentro da própria escola.

Os cineclubistas já tinham organizado previamente uma seqüência dos vídeos a serem exibidos. Seqüência essa que havia ido discutida na reunião anterior.

A exibição contou com a participação de mais ou menos 45 alunos. Fábio apresentou o projeto, falou um pouco sobre o trabalho que vinha sendo desenvolvido, sobre a idéia do cineclube e em seguida os cineclubistas se apresentaram e falaram sobre o que estava previsto para aquela exibição.Foram exibidos os vídeos sobre o Lanterninha e os cineclubes de algumas escolas. No decorrer da exibição alguns alunos foram saindo ao longo da exibição. Diante disso Jorge falou rapidamente com Fábio para que mudasse a seqüência e colocassem logo o vídeo produzido por eles. Jorge então pediu para os menin@s ficarem mais um pouco que eles já iriam colocar o vídeo.

Após a exibição do vídeo os menin@s iniciaram o debate, o qual ocorreu de forma muito positiva e em torno do último vídeo exibido sobre programas sensacionalistas. Foi discutido temas que foram desde o que motiva a sociedades primitivas, violência e sexo, e até o quanto eles são os mesmo na sociedade atual. Houve ainda a discussão de tema como família, escola e igreja, enquanto instâncias enquanto base da sociedade. Os estudantes levantaram as questões sobre cotas e discriminações raciais no Brasil, o quanto há diferenças por conta da cor, da classe social. Debatemos ainda a diferença entre o animal que somos e o animal que construímos. O quanto os mecanismos de comunicação de massa nos “impõem” uma realidade, ou mesmo “forja” uma dita “realidade”. Ou seja, foi supinpa!!

Veja agora os dois filmes da exibição no Canal Lanterninha


Nenhum comentário:

Postar um comentário