23 de abril
A retomada do projeto não poderia ser mais promissora: fomos muito bem recebidos por Cristina, coordenadora pedagógica e Nilson, diretor, além da rápida (mas sincera) participação de Jaílton, professor e articulador de área. A escola já foi transformada no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde Anísio Teixeira, com os cursos de Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem e Técnico em Meio Ambiente Hospitalar (integrados ao ensino médio), com 4 anos de duração, o subsequente em todos, com 2 anos. Além disso, no noturno, o PROEJA também é voltado para a área de saúde. Quanto ao ensino médio, há apenas turmas de 2º e 3º ano. No futuro, talvez seja implantado o curso de nutrição e, menos provavelmente, o de radiologia.
Apresentamos as perspectivas de trabalho para esse ano, com o fortalecimento do cineclube e da articulação pedagógica, através de reuniões regulares.
Como perspectivas de atuação temos:
Um cinema comunitário aliado ao perfil de centro de formação em saúde. Sugerem que funcione nos sábados à tarde, uma vez por mês;
Desenvolver atividades formativas com os professores, mencionando os filmes “Preciosa” e “Sonho Possível”;
Articulação com a área de linguagens para exibição de adaptações literárias (tentando conciliar, quando possível, com temáticas em saúde);
Programação desenvolvida a partir de enquetes feitas com os alunos.
Reunião cineclubista
Ouvimos dos cineclubistas a satisfação de poder retornar às atividades, bem como a empolgação com o que foi desenvolvido ano passado e as expectativas para esse ano. Além de alguns veteranos, tivemos a presença de 4 novos cineclubistas. Veja o perfil de alguns dos cineclubistas:
Felipe: quer melhorar a atuação na escola e se divertir ainda mais...
Pedro: quer conhecer mais sobre cinema e cineclubismo, embora confesse ter vindo meio a reboque dos amigos.
Lucas: viu o envolvimento dos colegas ano passado e teve vontade de fazer parte. Chegou a acompanhar um dia das gravações do curta, e isso o estimulou ainda mais. Foi também à exibição no espaço Glauber.
Micail: veio pelo convite de Jorge, e pelo fato de ser amigo de todos. Também viu os vídeos no Glauber, e isso o estimulou.
Antônio Lázaro: também esteve nas filmagens de um dos curtas, ouvia sempre os comentários dos colegas e acredita que será divertido...
Adriana: veio acompanhando o namorado (Lázaro) e também acredita que será divertido...
Larissa: quer aprimorar o aprendizado do ano passado.
Jorge: suas expectativas são as melhores de trabalho e diversão. Lamenta a saída de Patrícia, sua musa inspiradora...
Foi manifestado o desejo, por parte de todos, de envolver ainda mais alunos no cineclube. Ficou acertada, como estratégia de sedução e apresentação do cineclube, a exibição dos curtas no último dia da semana de provas, em 07/05, 6ª feira, às 10:30hs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário